domingo, 29 de agosto de 2010

Kit de Sobrevivência


Nesta época do ano, as mudanças climáticas têm favorecido o aparecimento de doenças respiratórias como resfriados, gripes, pneumonias, bronquites, rinites e sinusites. Entre os sintomas estão dor de garganta, rouquidão, tosse, coriza.
São frequentes as queixas de muitos professores que têm sofrido com essas doenças e têm visto sua capacidade e rendimento diminuírem muito.
As condições adversas de trabalho, o desgaste físico e o cansaço mental contribuem para a baixa imunidade e resistência do professor e facilitam o seu adoecimento e afastamento da sala de aula.
Mas o que deve ele fazer para contornar estes contratempos?
Para reduzir os fatores de riscos presentes no ambiente de trabalho, será preciso desenvolver a cultura da "adaptação”, o professor deverá estar munido de um kit de sobrevivência.
Será necessário um kit sobrevivência para sobreviver a estes dias terríveis: um par de óculos de sol, um gravador, fones de ouvido e mp3/rádio, bolsa térmica e analgésicos, cartolinas e canetinhas.

  • Para evitar o contato com a luz solar e ignorar a bagunça que os alunos fazem durante a aula, um par de óculos de sol.
  • Devido as dimensões e acústicas inadequadas em sala de aula, será necessário um gravador com as aulas do dia previamente gravadas a fim de evitar o uso excessivo da voz do professor e irritar ainda mais as suas cordas vocais.
  • Fones de ouvido e um mp3 ou rádio para evitar o estresse e não ter que aguentar diariamente o nível elevado de ruído na sala de aula.
  • Uma bolsa térmica e analgésico para aliviar as dores de cabeça.
  • Cartolinas e canetinhas a fim de evitar a escrita excessiva no quadro negro e exposição ao pó de giz.

É claro, que esse kit serve apenas para minimizar os incômodos sofridos. Bom mesmo seria se restabelecer em casa sem ninguém te enchendo o saco. Mas infelizmente nem todo mundo consegue licença médica toda hora e ninguém quer levar uma justi* sem aviso.

Um abraço


*falta justificada - a ausência é apenas justificada para que se evite aplicação de penalidade ao funcionário, mas ela não inibe o direito da direção (caso da escola municipal) de proceder com o desconto visto que não se tem comprovação da doença mediante atestado médico. 


2 comentários:

  1. Vejo q as aulas do Massi te serviram de inspiração na sua carreira, hein!
    Pensa q não sei de onde veio a ideia de usar óculos escuros???

    Bjks♥Pri

    ResponderExcluir
  2. Huahahaha. Essa é boa,Priscila.Mas a justificativa dele era outra:umas bebidinhas a mais,uma ressaca de matar e ainda aula logo de manhã. Ninguém é de ferro!Um abraço

    ResponderExcluir