domingo, 22 de agosto de 2010

Pérolas dos alunos

Às vezes, é realmente difícil estar numa sala de aula. Muita cobrança e pressão de um lado e desinteresse e indiferença do outro. Mas nem só de problemas e tristezas vive um professor. 


Existe um espaço também para a diversão. 
Às vezes, nos deparamos com algumas situações e respostas tão absurdas, que chegam a ser engraçadas e, assim, não resistimos e caimos na risada. Neste sentido, os alunos realmente se esforçam. 


A seguir algumas respostas dos meus alunos que são verdadeiras pérolas:




Duas semanas atrás, estava explicando um exercício sobre adjetivos para uma turma do Noturno, quando um aluno me interrompeu:

- Professora, está escrito Ladi Di? - falou carregando no sotaque cearense.

- Sim, mas a pronúncia é Leidi Dai. Está escrito em inglês.

- Ah, tá.

- Você não conhece a Lady Di?

- Eu não. Só conheço a Lady Gaga.


...


Outro dia, estava corrigindo os exercícios oralmente na lousa e perguntava a resposta para a classe.

- Qual é o feminino de boi?

- Vaca. - todos responderam.

- De homem?

- Mulher.

Um aluno levantou a mão e perguntou:

- Professora, qual o feminino de queijo?

- A palavra queijo não tem feminino.

- Ah! Pensei que fosse queijoa.


...


Numa noite, ao explicar os diferentes tipos de sujeito, dei o seguinte exemplo:

- Roubei uma torta de maçã da geladeira. Quem foi que roubou?

Um aluno dá uma piscada para mim e diz:

- Ê, professora! Coisa feia! Ficar roubando comida da geladeira!



...



Semana passada, estava explicando sobre os tipos de narradores que podemos encontrar nas narrativas, perguntei para a turma:

- Como se chama o narrador que não participa da história e conta sobre a vida das personagens?

- Zé Povinho, professora! - um aluno respondeu.



...


Estava trabalhando contos com a 5 série semana passada. Um grupo de meninos estava estava criando um conto, fui conferir como eles estavam desenvolvendo a história. Ao olhar o texto, percebi alguns erros de ortografia e falei:

- Vocês escreveram trouxe com cê.

- É que o xis dele é aleijado, professora. Tá faltando uma perninha. - um aluno respondeu.





E eu pensei na famosa frase do Professor Raimundo: E o salário...






2 comentários:

  1. Outro dia estava dando aula no 1º ano, com alunos de 6 aninhos, e um deles chegou pra mim e disse:
    -- Prô, eu sei quem descobriu o Brasil!
    -- Ah, é, sabe? Quem foi? --perguntei, interessada.
    -- Foi Thomas Edison Cabral! -- respondeu o aluninho todo contente com sua inteligência...

    Não teve como eu me segurar. Dei um abraço nele e ri, enquanto explicava que ele tinha se equivocado...rs

    ResponderExcluir
  2. Priscila,nestes momentos você percebe como o conhecimento foi importante para os alunos.rs
    Um beijo

    ResponderExcluir