quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Os Dozes Passos dos Professores Anônimos

Algumas vezes (ou muitas vezes), nós, professores, perdemos o controle sobre nossas emoções e ações quando estamos em sala de aula. A nossa paciência e tolerância (já no limite) se esgotam e temos vontade de xingar, bater, socar, esganar o primeiro que nos tira do sério. 
Para resolver essa situação, existe um Programa de Recuperação de Professores Anônimos constituído de Doze Passos* ou atividades pessoais. Estes "passos" incluem a admissão de que existe um problema, a busca de ajuda, autoavaliação, reparação de danos causados e o controle emocional.
Antes de agirmos de maneira impulsiva e agressiva, lembremos de seguir os doze passos:
1.      Em primeiro lugar, admitimos que somos impotentes perante a indisciplina escolar  e que perdemos o domínio sobre nossa sala de aula.
2.     Viemos a acreditar que somente um Poder superior a nós mesmos poderia devolver-nos à sanidade visto que o poder do Revotril, Fluxotina e Lexotan não estão mais resolvendo.
3.     Decidimos entregar nossa sala aos cuidados de Deus ou na ausência Dele, do Agente Escolar, do Coordenador Pedagógico, do Diretor, dos Guardas Metropolitanos ou de quem conseguir controlá-la.
4.     Fizemos minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos na hora da raiva, do desespero e da angústia.
5.     Admitimos perante nós mesmos e perante o Coordenador Pedagógico, Diretor, Supervisor a natureza exata de nossas falhas, de nossa incompetência no planejamento de nossas aulas.
6.     Prontificamo-nos inteiramente a manter distância segura de todos esses objetos (apagador, giz, caneta, objetos cortantes e pontiagudos) no momento da raiva e do desespero a fim de não lançá-lo como arma.
7.     Humildemente rogamos a Ele que nos livre de nossas imperfeições e nos dê paciência, tolerância, persistência, calma e serenidade em todas as horas de tensão e angústia e, principalmente, nas duas aulas seguidas com a mesma turma.
8.    Pensemos diariamente nas consequências desastrosas de nossas ações impulsivas e agressivas antes de cometê-las, pois elas serão prejudiciais à nossa carreira e à nossa vida pessoal.
9.     Lembremos sempre e, principalmente, nos momentos de estresse, do motivo pelo qual ainda persistimos nesta bendita profissão: o pagamento das contas do mês, o dinheiro da prestação da casa, um carro novo, a viagem do final do ano, a escola dos filhos.
10.   Procuramos através da prece e da meditação, melhorar nosso contato com os alunos, ignorando suas provocações, pedindo forças para resistir à tentação de avançar em seus pescoços.
11.    Tenhamos firme a nossa decisão de controle e autodisciplina e reforcemo-la permanentemente. Sentiremos os benefícios da mudança aula após aula, dia a dia, ano após ano.
12.   Tendo experimentado um despertar espiritual, graças a estes passos, procuremos praticar estes princípios em todas as nossas aulas até o momento de nossa abençoada aposentadoria.
O grupo de Professores Anônimos não oferece tratamento e é um movimento de ajuda mútua, inspirado ou orientado para o programa de recuperação daqueles que sofrem do mesmo mal.
                                                                                    
Um abraço
*Adaptação dos Dozes Passos dos AA



2 comentários: