domingo, 6 de fevereiro de 2011

Roteiro de viagem - 2011

Quando vamos fazer uma viagem, nós planejamos com antecedência como ela será: qual o roteiro de viagem, quantos dias iremos viajar, quanto gastar, onde ficar e que lugares visitar. É claro que sempre ocorrem alguns imprevistos; mas, na maioria das vezes, conseguimos ter uma viagem agradável.
Ao voltarmos para escola, nós costumamos planejar como será o ano letivo, as atividades e projetos a serem desenvolvidos ao longo do ano, selecionamos os conteúdos a serem trabalhados, os planos de aulas, etc. E assim como nas viagens, esperamos fazer uma viagem tranquila e contornar os imprevistos que surgirem no caminho.
As nossas expectativas aumentam à medida que se aproxima o início das aulas. E começar tudo de novo: conhecer novos alunos e reencontrar os antigos, preparar os trabalhos com as novas turmas e enfrentar os desafios que aparecerem durante o ano.
Não importa muito se esta é a primeira, décima ou milésima viagem, ficamos inseguros e cheios de expectativas, principalmente, no início do ano letivo.
Então, surgem algumas questões que nos tiram o sono:

O que esperar desta viagem? Eu já tenho estabelecido o meu destino? Ou estarei esperando os ventos guiarem minha embarcação?
O que eu quero de diferente neste ano?  Uma viagem tranquila e sossegada? Ou uma cheia de aventuras e emoções?
E a convivência com a tripulação? Será que conseguirei manter uma relação harmônica com os tripulantes durante a viagem?
O que gostaria de levar na minha mala de viagem?  O que gostaria de deixar em casa?
Depois de algumas viagens, será que aprendi com meus erros e acertos?




Nenhum comentário:

Postar um comentário